História

Em 1856 foi criada a primeira banda Filarmónica em Azeitão com a designação de “Sociedade Filarmónica Ordem e Progresso", a qual fez a sua apresentação no dia 1 de Agosto de 1856, data comemorativa de São Lourenço, Padroeiro da terra, sendo composta por elementos das duas freguesias de S. Lourenço e S. Simão. A banda era composta por 32 elementos e dirigida por José Cipriano Arronches, músico e compositor de altas qualidades e que exerceu a sua actividade através de bailes e concertos efectuados nos adros das igrejas do concelho de Azeitão, em particular nos de São Lourenço e São Simão.
Mais tarde por desavenças ocorridas durante as Festas de S. Gonçalo, entre os músicos das duas freguesias do concelho de Azeitão, levaram á dissolução desta e á criação de duas Sociedades uma em cada uma das freguesias.

No ano de 1881 devido à impossibilidade de reconciliação entre os músicos das duas freguesias, resolveu-se formar uma banda filarmónica em Azeitão, constituída por elementos da Freguesia de S. Lourenço. A apresentação da nova Banda “Sociedade Filarmónica de Vila Nogueira de Azeitão” efectuou-se no dia 25 de Abril de 1882 domingo de Páscoa, a banda por correu as ruas de Vila Nogueira de Azeitão, dirigindo-se ao Rossio onde era aguardado por algumas meninas da terra, as quais tiveram a gentileza de colocarem raminhos de Perpétua no fardamento dos músicos, simbolizando a perpetuação da fundação da Sociedade e acabar com a real fundamentação dos conflitos ocorridos anteriormente.
Apesar de ter sido fundada no dia 23 de Abril de 1882 só se tornou necessário submeter, em 1901, os seus estatutos datados de 18 de Junho desse ano e com o seu registo no Governo Civil de Lisboa em 19 de Setembro de 1901, com o nome que de "Sociedade Perpétua Azeitonense".



 Hoje a "Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense", funciona em sede própria desde 1977, tem em actividade nas suas instalações, todo um leque de artes que visam estimular e chamar a atenção da maior parte dos jovens, sensibilizando-os assim para o aspecto cultural, associando ainda com a mais valia de poderem ocupar com salutar empenho os seus tempos livres. Assim, a S.F.P.A coloca à disposição de todos, o seguinte conjunto de actividades:
  • Banda de Música; 
  • Orquestra Ligeira;
  • Escola de Iniciação Musical;
  • Grupo Coral;
  • Ballet;
  • Teatro; 
  • Marchas Popular;
   Para além destas actividades a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, dispõe ainda de um auditório com capacidade para 450 lugares.
A S.F.P.A. é uma colectividade que vive sobretudo das receitas das quotizações dos sócios, das suas actividades e de angariação de fundos, contando neste momento com um total de 1300 sócios.