Banda Filarmónica



História
A Primeira apresentação da Banda da S.F.P.A. efectuou-se no dia 23 de Abril de 1882, (Domingo de Páscoa) com enorme entusiasmo da População. Estava assim formada a “S.F.P.A.”, que modestamente e com algumas crises económicas foi resistindo até aos tempos actuais. Ao longo de todos estes anos tem feito concertos por todo o país e estrangeiro. Procissões, arruadas,etc. contribuindo assim para o desenvolvimento cultural das populações.
   Durante toda a sua existência foi dirigida por vários Maestros que todos contribuíram para o seu aperfeiçoamento e bom nível. Citamos alguns nomes tais como (António Gonçalves, António Patrício, Eduardo Gomes, Mário Marques, Agostinho Caineta, José Augusto Carneiro, Joaquim Fernando Caineta, João Neves, Manuel Moreira, Agostinho Caineta, Henrique Jonas Piloto sendo actualmente o seu Maestro Carlos Manuel Baúto Medinas ).
   È formada por cerca de sessenta elementos na sua maioria amadores, que divulgam um reportório variadíssimo utilizando Compositores do período Barroco, Clássico, Moderno e Contemporâneo, sempre com um nível de qualidade apreciável.
   Recentemente fez uma gravação de um CD com compositores actuais, Portugueses, Holandeses e Espanhóis,
   Foi agraciada com o Diploma e Medalha de Ouro de Instrução e Arte da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio, Medalha de Ouro e Mérito da cidade de Setúbal, Medalha de Ouro da Junta de Freguesia de Vila Nogueira de Azeitão.
   Mantêm uma Escola de Música com actividade diária para poder renovar os seus quadros sempre que necessário.

Maestro

Carlos Manuel Baúto Medinas


    Nasceu em 1961, em Reguengos de Monsaraz e iniciou os seus estudos musicais, em 1975, com apenas 14 anos, na Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, com o professor António Nogueira Lopes. Em 1978, concorreu à Banda da Região Militar do Sul, em Évora, em Saxofone Tenor, executando posteriormente Oboé e Fagote. No ano de 1981 concorreu à Banda da Armada, onde ingressou como fagotista.
   Percorreu os diversos postos na Armada, prestando as respectivas provas públicas até atingir o posto de Sargento-Mor. Ocupou o lugar sub-chefe adjunto da Banda da Armada. Paralelamente à sua actividade na Armada, tem vindo a aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa e em aulas particulares, tendo concluído as disciplinas de Educação Musical (8º Grau), Acústica, Música de Câmara, Análise e Técnicas de Composição (3º Ano), Histórias da Música (2º Ano), Fagote (8º Ano) e Prática de Teclado (2º Ano).
   Desde 1982 tem integrado as várias Orquestras de Lisboa e Porto, nomeadamente: Sinfónica Juvenil, Portuguesa da Juventude, Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional de S. Carlos, Radiodifusão Portuguesa de Lisboa e Porto e Nova Filarmónica Portuguesa. Leccionou as disciplinas de Fagote no Conservatório Regional de Setúbal, entre 1988 e 1993, leccionou no Conservatório Regional de Évora, (entre 1986 e 1994) e na Escola Profissional de Música de Évora (entre 1989 e 1994) as disciplinas de Fagote e Música de Câmara.
   Foi professor de Iniciação Musical e Flauta de Bisel nas Escolas Primárias n.º 1 e n.º 2 de Alverca e na escola primária de Arcena (Alverca). De 1991 a 2001 desempenhou os cargos de Maestro da Banda da Sociedade Filarmónica de Recreio Alverquense e de Coordenador-Técnico de toda a sua actividade musical, desenvolvendo um trabalho de grande qualidade e mérito em prol da Música Filarmónica. Desempenhou ainda os cargos de: Professor de Fagote da Banda da Armada, Professor de Solfejo da Banda da Armada, Professor de Formação Militar da Banda da Armada e Professor de Formação Musical.
   Fundou um grupo de Música de Câmara (Palhetas Quatro), na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense. Realizou no I.N.A.T.E.L. de Albufeira os I e II Workshop de Maestros de Filarmónicas da Região de Algarve, patrocinado pelo I.N.A.T.E.L..
   Actualmente, ocupa os cargos de: Professor de Solfejo nas Bandas de Serpa e Janes e Malveira, Professor de Iniciação Musical nas Bandas de Serpa e de Janes e Malveira, Maestro da Banda Juvenil de Janes e Malveira, Maestro da Banda Juvenil de Serpa, Maestro da Banda da Sociedade de Janes e Malveira (Cascais), Maestro da Banda da Sociedade de Serpa e Trabalha com o cantor Lírico Carlos Guilherme em arranjos para Banda e voz sobre temas Nacionais e Estrangeiros.
   Desde Setembro de 1998, desempenha o cargo de Maestro da Banda da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira e, desde 1999, o cargo de Maestro da Sociedade Filarmónica de Serpa. Dirige, ainda, as Bandas Juvenis de Serpa, desde 2003, e de Janes desde 2004.
   Em 2001 foi agraciado com a medalha de Comportamento Exemplar de prata imposta pelo chefe de Estado-maior da Armada. No ano de 2005 foi recebeu ainda a medalha de mérito para a cultura da Junta de Freguesia de Alcabideche.

Horários

Ensaios às 2ª Feiras das 21,30 às 23,30 horas.   Consulte também  "Horários de Ensaios de Actividades" (aba lateral)

Mais sobre  a Banda Filarmónica