Ballet


História

A escola de Ballet da S.F.P.A. foi fundada em Março de 1981 tendo como professora Ana Lopes e cerca de oitenta alunas.
A escola tem os seguintes objectivos:
  • Incentivar o prazer e o gosto pela dança
  • Desenvolver capacidades criativas
  • Desenvolver capacidades motoras
  • Desenvolver capacidades estéticas
  • Desenvolver o nível cultural 
  • Integrar os conhecimentos no desenvolvimento da expressão ao nível da linguagem do movimento
  • Formar e integrar na via profissionalizante.
Sem rejeitar as condições físicas ou intelectuais de algum aluno, tem esta escola proporcionado a alegria, o saber e o espectáculo.

PROFESSORA

ANA LOPES

   Nasceu a 1 de Março de 1955 na cidade de Almada. É licenciada em Artes Plásticas e design. Na dança obteve a sua formação no bailado clássico. Aos 14 anos participou em campeonatos de ginástica acrobática. (Quando pela primeira vez assistiu a um espetáculo de ballet clássico logo sentiu que a perfeição e o sonho estavam na dança). Dedicou depois disso todo o seu tempo e esforço à apredizagem da técnica de dança.
   Iniciou os seus estudos com Dídia Fernandes. Após sete meses de relevantes progressos, foi levada à presença de Vera Varela Cid com quem trabalhou dois anos. Foi aluna dos seguintes Mestres: Michel Renaut, Maria José Martinez, Palmira Camargo e Anna Máscolo entre outros. Com Maria José Martinez começou a frequentar a Companhia Nacional de Bailado “Verde Gaio” onde participou em alguns espetáculos e várias óperas no Teatro Nacional de S. Carlos.
   Em 1971-1972 trabalhou na escola de dança da Gulbenkian. Continuou os seus estudos passando pelo Conservatório Nacional, onde conheceu uma das grandes iniciadoras do bailado em Portugal: “Margarida de Abreu”. Durante todo o seu tempo de carreira trabalhou ainda, quer em Portugal quer no estrangeiro com: Carlos Caldas, Anatoly Grigoriev, Jorge Trincheiras, Isabel Santos Rosa, Gelu Bardu, Ruxandra Racovitza, Helena Madan, Cora Benador, Liliana Pavlovky, Armando Jorge e Igor Ivanoff.
   Em 1977-1978 inicia a sua actividade como professora de dança, à qual dedica todo o seu esforço. Paralelamente faz exposições e coreografias noutros locais. Obteve alguns prémios, quer ligados à dança quer ligados às Artes Plásticas, salientando ainda que alguns dos seus trabalhos como artista plástica encontram-se actualmente no Museu de Almada e em colecções particulares.
   Obteve a qualificação de bailarina e coreógrafa em 1979-1980.
   Actualmente é professora de dança na Escola da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Horários

Os horários dos ensaios do Ballet estão disponíveis  em "Horários de Ensaios de Actividades" (aba lateral)